Monitoramento Ambiental

MONITORAMENTO AMBIENTAL

Fauna e Flora

Durante as atividades de manejo florestal a conservação do meio ambiente é levada a sério, produzindo estudos sobre o impacto das atividades na fauna, na flora e nos recursos hídrico. Os resultados do monitoramento facilitam as decisões possibilitando a redução do impacto causado pelas operações florestais

A flora presente nas áreas de conservação é composta por espécies como, Pinheiro do Paraná (Araucaria angustifólia) e a Samambaia Açu (Dicksonia sellowiana), que são consideradas ameaçadas de extinção. As atitudes de conservação estão sendo tomadas através de parcerias com universidades e pesquisadores para que sejam realizados levantamentos detalhados dessas populações. Esses trabalhos devem apontar a riqueza e a diversidade das áreas florestais da Barra do Cravarí, dando subsídios para implementação dos programas de conservação. Os primeiros resultados já foram apresentados pela FURB Universidade de Blumenau e podem ser acessados clicando aqui

Os resultados obtidos vem ajudando identificar áreas de alto valor de conservação que por possuírem características especiais são de grande importância para a conservação da biodiversidade regional.

Unidades de manejo consideradas e identificadas como florestas de alto valor para conservação.

Unidade florestal Área total Área floresta nativa Área em APP Área de Florestas de alto
valor de conservação
Setor 07 Faz. São João 393 237,08 66,79 303,87
Setor 22 Faz. Pazinnii. 493 261,55 59,27 320,8
Setor 15 Faz. São Cristovão 794 187,20 124,38 312,15
Cristovão -- -- -- --
Setor 08 Faz São João 504 336,62 102,95 439,57

Outras ações conservacionistas, vem adequando as propriedades as leis ambientais e aos critérios de conservação, demonstrando o compromisso da instituição com sua política ambiental e a sociedade. As áreas de preservação são mapeadas e quando presente, a vegetação exótica é removida e a área abandonada e a recuperação espontânea do ambiente é monitorada.

Clima

Buscando relacionar as variações climáticas com as operações de manejo florestal, principalmente as ligadas ao programa de proteção das florestas, escolha das espécies e extração florestal a empresa instalou estações de monitoramento metrológico em pontos estratégicos, nos municípios de Palma Sola-SC, Bom Jesus do Sul-PR e Marmeleiro-PR, onde dados como variação de temperatura, umidade e índice pluviométrico são recolhidos diariamente, ajudando no planejamento das atividades.

Galeria de fotos

Clique nas miniaturas para ampliar:

Monitoramento Ambiental
Monitoramento Ambiental
Monitoramento Ambiental
Monitoramento Ambiental

Monitoramento Ambiental
Imagem 2010 remoção da vegetação exótica da área ciliar
Regeneração natural após 4 meses de realizado o procedimento de remoção de exóticas.
Clima
BARRA DO CRAVARI 2017 ® Todos os direitos reservados
Desenvolvimento CEICOM